quarta-feira, 7 de maio de 2008

Formação de alunos monitores dos LIE - NTHE/SEMEC



APRESENTAÇÃO

PROJETO ALUNO MONITOR DE INFORMÁTICA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA/ TERESINA - PI

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE TERESINA

As tecnologias estão a cada dia mais presentes em nosso cotidiano. Diante dessa realidade, a escola não poderia está alheia a essas mudanças, por isso, vem agregando de forma interdisciplinar, o uso do computador a sua grade curricular tradicional.

Tendo como foco a inclusão digital na escola e um uso adequado dos Laboratórios de informática, e que se idealizou o “Projeto Aluno Monitor”. Visando a concretização funcional desse processo integrador, idealizou-se o curso de formação de Aluno Monitor de laboratório de informática, resultante de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo de Tecnologia Educacional do Município de Teresina-NTHE.

Dessa forma, objetiva-se uma melhor contribuição e assessoramento aos professores, alunos e demais usuários que freqüentam o Laboratório de Informática Educativa – LIEs, nas escolas Municipais.

O curso terá a duração de 66 (sessenta seis) horas aulas e está dividido em módulos, envolvendo conteúdos que favoreçam a aprendizagem significativa e que auxiliarão o trabalho do aluno monitor do LIEs. Terão como ministrantes professores multiplicadores do NTHE e técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC desta cidade.

O primeiro módulo do curso, terá carga horária de 12 (doze horas) horas aulas, e serão abordados temáticas relacionadas com a Ética pessoal e profissional, Cidadania, inclusão digital e o papel do monitor de laboratório de informática no contexto da Ética e da Cidadania.

Já no segundo módulo, terá carga horária de 24(vinte e quatro) horas aulas, abordará os Softwares no contexto educacional e Internet, divididos em: Software na escola, Uso pedagógico dos aplicativos (processador de textos, planilha eletrônica ) e Internet: pesquisa e interação.

O último módulo de 30 ( trinta) horas aulas, apresentará como temática o Sistema computacional e operacional (Linux), distribuído em: Hardware (dispositivos, conexões e cabeamento etc), Conhecendo os sistemas operacionais, (des) instalação de Softwares.

Espera-se que ao final do curso, os alunos monitores sejam capazes de atuar no Laboratório de informática, de forma competente, fortalecendo a sua auto-estima, aperfeiçoando o processo ensino-aprendizagem e contribuindo para a interação entre alunos, professores e técnicos com o computador.

Nenhum comentário: