A Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC, através do Núcleo de Tecnologia Educacional do Município de Teresina – NTHE encerrou ontem (25), a formação técnico-profissional dos 30 alunos monitores que atuarão nos Laboratórios de Informática Educativa das escolas municipais. A aula de encerramento aconteceu no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, localizado no bairro Marquês, zona Norte da cidade.
Durante o encerramento, os alunos que fazem parte da segunda turma do programa Aluno Monitor, desenvolvido pela SEMEC desde o ano passado, receberam certificados e participaram de uma festa de confraternização. A formação teve a duração de 66 horas/aula, nos turnos manhã e tarde, e foi realizada com o objetivo de instruir os alunos tanto na parte técnica, como na parte pedagógica.
Na capacitação, os alunos monitores dos laboratórios de informática da rede municipal de educação estudaram módulos que abordavam os conteúdos Ética e Cidadania, Sistema Computacional e Operacional (Windows e Linux) e Os Softwares no Contexto Educacional e Internet.
“Com este encerramento concluímos mais um ciclo do programa Aluno Monitor. No ano passado, capacitamos 24 alunos que já estão atuando nos laboratórios de informática das escolas. Estas formações são de extrema importância, uma vez que esses monitores, além de saber manusear o computador, deverão repassar esse conhecimento para as outras crianças, ajudando o professor em sala de aula com boas práticas pedagógicas. Assim, o dia de hoje é de festa tanto parta os alunos como para nós que fazemos o NTHE”, explicou Solange Benvindo, coordenadora do NTHE.
Para Maria Denise Lima, aluna da Escola Municipal Cacimba Velha e aprovada para atuar no laboratório de informática educativa da Escola Municipal Santa Teresa, o programa Aluno Monitor é a porta de entrada para o mercado de trabalho: “Aprendemos a parte técnica e noções de ética e postura profissional, que muito nos auxiliarão no desempenho de nossas atividades. Atuar como monitora é o início da minha carreira e estamos todos começando com o pé direito: recebendo formação e com carteira assinada. Estou feliz por mim e pelos meus colegas, porque é uma ótima oportunidade de adquirirmos experiência, que será útil para os nossos próximos empregos”, ressaltou.
“Toda a nossa família está muito feliz, porque sabemos que o primeiro emprego é uma grande conquista. A SEMEC deu todas as condições para que esses adolescentes trabalhem bem, oferecendo o curso e, a partir de agora, fazendo o acompanhamento nas escolas. Eles terão a chance de aprender a administrar o próprio dinheiro, aprendendo a valorizar o trabalho e a ter mais responsabilidade”, ressaltou Maria dos Reis Lopes, mãe de Raymanne Lopes, que trabalhará no laboratório de informática da Escola Municipal Lisandro Tito.
O programa Aluno Monitor é desenvolvido pela SEMEC com o objetivo de dinamizar a utilização pedagógica dos laboratórios de informática educativa das escolas da rede pública municipal, de forma a melhorar o atendimento no uso das tecnologias da comunicação, buscando maior desempenho dos professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem.
Os alunos monitores deverão dispor de 4 horas diárias, de segunda a sexta, nos turnos manhã ou tarde, conforme horário de funcionamento da escola. Os monitores ganharão uma bolsa de meio salário mínimo para atuarem nos laboratórios de informática das escolas municipais.
*Retirado do site http://www.semec.pi.gov.br/2008/index.php?doc_id=13&id_new=1135
Foi pensando em dinamizar e fetivar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs nas escolas da rede municipal de Teresina/PI é que o NTHE através da SEMEC criou o PROGRAMA ALUNO/A MONITOR/A VOLUNTÁRIO/A de tecnologias com o objetivo de auxiliar professores e alunos nos espaços tecnologizados das escolas, principalmente aquelas dotadas de laboratórios de informática.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário